11 de out. de 2010

O conceito: 'complete district'


Temos o direito de viver bem.

A cidadania está na agenda do dia. Cada vez mais pessoas percebem que as melhores iniciativas em prol da sociedade raramente têm origem nos gabinetes políticos. A participação dos cidadãos vem se tornando uma peça-chave para as conquistas significativas, em especial aquelas que envolvem dilemas urbanos.

O conceito de 'complete district' é um bom exemplo de participação cidadã. No início dos anos 90, na cidade de Los Angeles, um grupo de moradores do distrito de Thousand Oaks decidiu arregaçar as mangas em torno de um objetivo comum: providenciar por conta própria melhorias no seu bairro. O primeiro passo foi fundar uma associação. O segundo, divulgar entre os vizinhos o projeto que consistia basicamente em garantir melhor qualidade de vida para todos. A adesão foi ampla e em pouco tempo os primeiros resultados apareceram. Thousand Oaks se tornou um dos bairros mais seguros, charmosos e valorizados de Los Angeles, atraindo inclusive celebridades de Hollywood. A partir dessa experiência bem sucedida nascia o conceito de 'complete district': bairro completo. Em pouco tempo iniciativas similares surgiam nas principais cidades americanas, européias e asiáticas.

A ideia por trás desse conceito é simples. São os moradores do bairro os maiores interessados na sua melhoria e valorização. Como a ineficácia do poder público é o maior entrave para que esses interesses se concretizem, a saída mais rápida  e eficiente para a resolução dos dilemas urbanos que nos interessam é assumir o papel de protagonistas, levando à frente projetos que nos pareçam prioritários.

O conceito de 'complete district' foca duas esferas essenciais: segurança e qualidade de vida. Diante das crescentes ameaças externas (assaltos, sequestros, assassinatos, etc.) e da possibilidade de melhorarmos o nosso espaço atraindo uma ampla rede de serviços de qualidade, aguardar o apoio dos governantes é de longe a pior escolha.

Um bairro orientado pelo conceito de 'complete district' conta com iniciativas particulares para garantir a segurança das pessoas de bem que ali residem, focando principalmente na contratação de seguranças privados. Na Vila Mascote (futura Villagio Mascotty) algumas iniciativas pioneiras já  foram tomadas com resultados magníficos. Localizado na rua Eng. Jorge Oliva o nobre condomínio Splendor, por exemplo, conta com uma equipe treinada e equipada com um veículo SUV garantindo a segurança 24 horas por dia. No que tange a qualidade de vida, outro aspecto central do conceito 'complete district', a Vila Mascote (futura Villagio  Mascotty) também está adiantada. A presença de serviços de qualidade como a chocolateria Kopenhagen, o Mc Donalds, as Havaianas, a Hering, a 5àSec e muitas outras grifes de destaque atesta isso.

Situada numa região privilegiada da capital, em crescente processo de valorização e com um público diferenciado, a Vila Mascote (futura Villagio Mascotty) parece-nos o bairro ideal para abraçar o conceito de 'complete district'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário